Caso de Sucesso em Inovação na Eletrobrás

Pedro Brito é Gerente Executivo de Inovação Aberta e de Ecossistemas na Eletrobrás. Ao longo de sua carreira de mais de 28 ano no setor de energia elétrica, atuou em áreas operacionais, técnicas, jurídicas e corporativas, com expertise em design contratual, desenvolvimento empresarial, reestruturações e M&A. Possui profundo conhecimento do setor elétrico brasileiro, incluindo geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia. Nos últimos anos, liderou a preparação da Eletrobrás Furnas para a capitalização da Eletrobrás Holding em 2022, uma das maiores operações globais no mercado de capitais. Também foi responsável pela estratégia de inovação da empresa, consolidando parcerias estratégicas, como o programa de aceleração empreendedora MIT Reap, e estruturando fundos de investimento, incluindo o projeto de Corporate Venture Capital da companhia. Como Diretor Administrativo e Financeiro da Brasil Ventos Energia, liderou a retomada da construção dos Parques Eólicos de Fortim, reforçando seu compromisso com o avanço das energias renováveis no Brasil.
Inovação na Eletrobrás
A Eletrobras é líder no setor elétrico da América Latina, com 97% de sua geração proveniente de fontes limpas, incluindo energia hidráulica, solar e eólica. Além disso, a empresa se destaca no segmento de transmissão, operando uma rede de 74.000 km, o equivalente a quase duas voltas ao redor da Terra.
O mercado de energia elétrica no Brasil está passando por uma grande transformação. Atualmente, ele se divide entre o ambiente regulado, que atende consumidores cativos das distribuidoras, e o mercado livre, que vem se expandindo gradualmente. Hoje, empresas do Grupo A, com consumo médio de até 500 kV, já podem escolher seus fornecedores de energia. Até 2028, essa possibilidade será estendida a todas as 89 milhões de unidades consumidoras do país, criando oportunidades, especialmente no comércio de energia.
Innovation Grid: a Plataforma de Inovação da Eletrobras
Historicamente, a pesquisa e inovação no setor elétrico estiveram concentradas na produção acadêmica. Com a privatização da Eletrobras, foi possível adotar uma abordagem mais estratégica e orientada para resultados. No Brasil, existem mais de 60.000 startups, mas apenas cerca de 300 atuam no setor elétrico, evidenciando um grande potencial de crescimento.
Lançada em julho de 2022, Plataforma de Inovação da Eletrobras (Innovation Grid) tem como objetivo conectar startups, universidades e empresas para solucionar desafios do setor elétrico. A iniciativa opera em quatro módulos principais:
Power Up – Voltado para startups com alto nível de maturidade tecnológica (TRL), permitindo contratos ágeis para testes de soluções em até seis meses.
Tech Partnerships – Codesenvolvimento ágil de projetos com empresas e universidades, com ciclos de até oito meses.
Spark – Programa acadêmico que envolve universidades e institutos de pesquisa, conectando estudantes a projetos reais e formando talentos para o setor.
Tech Transfer – Compartilhamento de tecnologias e patentes da Eletrobras com startups e indústrias com o objetivo de industrializar produtos inovadores e novas oportunidades comerciais.
Para ampliar seu alcance, a Eletrobras está distribuída em polos regionais em todo o Brasil:
- Polo Sul (Florianópolis, SC): Foco em tecnologias industriais e software de qualidade, em parceria com a ACATE – Associação Catarinense de tecnologia, no programa Linklab.
- Polo Nordeste (Recife, PE): Desenvolvimento em software e cibersegurança, em parceria com o Porto Digital.
- Polo Sudeste (Rio de Janeiro, RJ): Hub no Porto Maravalley, com conexões acadêmicas, como o IMPA.
- Polo Centro-Oeste (Goiânia, GO): Parceria com o HUB Goiás, com proximidade com UFG e empresas e startups da região.
- Polo Norte (Belém – PA): Ainda em desenvolvimento, com planos de expansão internacional para integração energética na América do Sul.
A privatização permitiu a integração das antigas subsidiárias em uma única empresa mais eficiente e competitiva. Agora, a nova Eletrobras se posiciona como uma plataforma colaborativa e inovadora, conectando ecossistemas tecnológicos e transformando desafios em oportunidades. Com programas pioneiros e uma visão estratégica, a Eletrobras está preparada para liderar a transição energética e contribuir para o desenvolvimento sustentável no Brasil e além.