Jornada Discover<IT>

Desafios de Inovação YDUQS

A empresa Tech Buyer YDUQS contou com a Match<IT> para encontrar Tech Sellers capazes de resolver seus desafios de tecnologia e inovação.

Etapas e Cronograma

Mapa de Interesse

Inscrição de Tech Sellers interessados nos desafios

22/01 a 06/02/24

Funil de Seleção

Definição dos Tech Sellers aderentes e preparação dos pitches

07 e 09/02/24

Discover<IT> Pitches

Apresentação online de pitches dos Tech Sellers selecionados.

15/02/24 às 15h

Propostas

Preparação de propostas comerciais dos Tech Sellers.

Até 29/02/24

Feedbacks

Retorno do Tech Buyer sobre as propostas e seguimento.

Até 15/03/24

Inscrições encerradas

Sobre o Tech Buyer

A YDUQS é um grupo de tecnologia e serviços em educação. Seu trabalho é o de promover um salto de qualidade para o ensino universitário no Brasil.

Um dos maiores grupos educacionais do Brasil, abriga algumas das instituições de ensino mais relevantes do país. Há mais de cinco décadas, sua trajetória se define pelo compromisso com o desenvolvimento brasileiro, pela incorporação da cultura digital e inovação e por uma educação inclusiva.

A única organização de ensino superior do mundo com uma classificação “AA” em rating ESG, concedido em outubro de 2023 pela MSCI, referência global em avaliação de práticas de sustentabilidade corporativa, o que os coloca no grupo de top tiers do mercado entre as empresas de capital aberto.

Seu portfólio educacional é composto por marcas de ensino: Estácio, Ibmec, IDOMED, Wyden e Damásio, oferecendo educação Presencial, Semipresencial e Educação a Distância (EaD). Também opera três edtechs: HardWork Medicina, Grupo Q e EnsineMe.

Assista ao Vídeo Instituciocional / Valores.

Hoje, 80% das transações com alunos ocorrem no meio digital, desde a admissão até a formatura. No recredenciamento das instituições pelo MEC (Ministério da Educação), em todas as visitas feitas em 2023, o grupo recebeu as notas mais altas, 4 ou 5.

Mais informações sobre o ecossistema neste infográfico.

Números

  • Mais de 50 anos de história
  • Data de fundação da holding: 2007
  • Sede: Rio de Janeiro
  • Mais de 1.300.000 alunos
  • Receita líquida 2022: R$ 4,6 bilhões
  • 3 formatos de ensino
  • 5 marcas de ensino
  • 3 edtechs
  • 18 mil colaboradores

Decisores dos Desafios

Líderes dos times de Inovação/Labs, TI/Digital Tech, Suporte, Jurídico e Vendas

Perfil dos Tech Sellers buscados

Buscamos equipes de fornecedores que sejam colaborativas, com habilidade de entender processos, documentar, comunicar apropriadamente com equipe de tecnologia, inovação e áreas de negócios. 

Que valorizem comprovadamente boas práticas de ESG.

Que sejam bons tecnicamente e capazes de investigar e levantar temas de risco/impacto para os sistemas.

Em abordagem do projeto, que tenha assertividade ao prazo alvo de finalização do piloto e capacidade de planejar expansão pós piloto. 

Realizar prestação de contas da evolução dos projetos e participar de rituais de gestão semanais.

A YDUQS está aberta para caminho de desenvolvimentos próprios (transferindo código para a YDUQS após validações) ou a sistemas de mercado. 

Requisito de Participação

Ser um Tech Seller cadastrado na Match<IT>

Ter disponibilidade para pitch customizado aos desafios a que se inscreva na data/horário previstos.

Desafios

Contexto do Desafio: 

O projeto está sendo desenvolvido em uma unidade de negócios focada na eficiência dos processos e na melhoria da experiência do aluno. 

Busca-se uma solução que permita automatizar total ou parcialmente as etapas do processo de monitoria do atendimento da equipe de Suporte a alunos, habilitando avaliações e planos de ação de melhoria junto aos profissionais da área.

Objetivo:

  • Automatizar ou semi-automatizar as etapas do processo de monitoria do atendimento
  • Classificar o atendimento de acordo com a natureza, avaliando a qualidade da resposta de cada atendente e atribuindo-lhe uma nota, de acordo com as regras de negócio. 

Tecnologias Envolvidas:

  • Inicialmente faríamos uma PoC sem integrações. 
  • Num segundo momento, seria necessária integração com o SIA (sistema acadêmico) e futuramente com Salesforce. 

Serviços Buscados:

  • A solução envolveria a análise textual da dúvida/pergunta do aluno e a resposta do atendente, avaliando cada critério de acordo com as regras de negócio da área.
  • É esperada integração com bancos de dados de equipe e de usuários do atendimento.
  • É esperada emissão de relatórios clusterizados e gráficos para análise.

Volumetria/Prazos:

  • Equipe atual de suporte em atendimento simultâneo: 3 profissionais
  • Capacidade para suportar base de 1,3 milhões de alunos 
  • Hoje o time analisa um % muito pequeno dos atendimentos realizados em D+1. O objetivo é conseguirmos escalar a operação, aumentando o % de atendimentos monitorados.
  • Periodicidade da monitoria: diária

Contexto do Desafio: 

A área de backoffice jurídico recebe os processos de 3 formas: via sistema Projuris, via empresa terceirizada e via Unidade/Polo educacional. 

No último cenário, a unidade abre uma requisição, preenchendo alguns campos e anexando o documento para sinalizar que há um novo processo. Posteriormente, o time da CSC analisa a fila de novos processos que precisam ser cadastrados no sistema Projuris. 

Para isso, precisam recopiar manualmente uma série de informações do documento anexado em outra funcionalidade da ferramenta. 

Atualmente, o volume de processos via Unidade ou Polo é o mais elevado, com custo operacional alto, maior risco de não cumprimento dos prazos previstos nos processos, e susceptibilidade a erros humanos. 

Objetivo:

São procuradas soluções que atuem em dois momentos: no aumento da eficácia da detecção de novos documentos através de fontes públicas, e na automatização do preenchimento dos campos necessários de documentos digitais no sistema Projuris, de forma diminuir a necessidade de intervenção humana e reduzir riscos jurídicos, e custos operacionais.

Tecnologias Envolvidas:

  • Crowlers de dados em bases públicas;
  • OCR para documentos;
  • Automação robótica com APIs integradas ao Projuris;
  • Recursos adicionais opcionais: aprendizado de máquina e capacidades de processamento de linguagem natural.

Serviços Buscados:

  • Robos que detectem através dos diferentes CNPJs da holding, em fontes públicas como Procom, consumidor.gov, etc, e cadastrem novos processos identificados automaticamente na plataforma do Projuris.
  • Para os documentos ainda recebidos manualmente, algum OCR ou tecnologia de detecção de campos que levante os dados relevantes.
  • Robô que preencha automaticamente os campos necessários no sistema Projuris.

Volumetria/Prazo:

  • Hoje são 6 pessoas dedicadas a realizar o processo manual, leva-se aproximadamente 40 minutos por requisição e são 1600 requisiões/mês.
  • Como métrica de sucesso, espera-se avaliar a acurácia da captura dos documentos na fonte, e a redução do tempo de cadastro dos documentos.
  • A decisão pela solução levará em conta os seguintes fatores, por ordem de prioridade: precisão, velocidade de processamento, custo e facilidade de uso.
  • A entrega deve ser feita em fases: PoC, depois projeto piloto e rollout.

Contexto do Desafio: 

Busca-se solução que possa corrigir redações no formato do vestibular para trazer mais agilidade e redução de custos para o processo de captação de alunos, otimizando resultados da equipe comercial. 

Objetivo:

Usar inteligência artificial para trazer eficiência ao processo de correção de redações no processo de captação e admissão de alunos.

Tecnologias Envolvidas:

  • Capacidade de extração e análise de textos.
  • Atualmente há dois formatos de redações (online/manual) e espera-se automatizar a correção de ambos os formatos. Para o piloto é possível talvez segmentar unicamente as redações digitais, para reduzir complexidade, porém não é o ideal.
  • Integração com base de dados de relatórios de correção.

Serviços Buscados:

  • Inteligência Artificial, Deep Learning, Mineração de texto, Enriquecimento de dados
  • Prova de Conceito (PoC), seguida de um projeto piloto e, em seguida, implementação por fases.

Volumetria/Prazo:

  • Número de redações/ano: 177k/ano
  • Pico de redações/dia: 400 (em outubro, devido à ação “Escolas”)
  • Observação: Aqui temos um desafio de custo, pois atualmente o custo de correção por humano é relativamente baixo

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