Agilidade x Compliance: Os desafios de Compras na era da transformação digital
A transformação digital já é uma realidade para a maioria das empresas e o setor de compras não pode ficar de fora. Mas há desafios que devem ser considerados ao fazer essa transição, sendo um deles a conciliação entre agilidade x compliance!
Veja neste conteúdo como a evolução tecnológica está transformando o setor de compras, quais são os desafios da transformação digital nessa área, os impactos dessa mudança e muito mais.
Transformação Digital em Compras: a evolução tecnológica a favor da área de compras
A inclusão de tecnologias digitais para solucionar problemas tradicionais dentro de uma empresa é chamada de transformação digital. Além disso, há uma mudança de mentalidade dentro da empresa quando processos ou setores são digitalizados. Essa mudança pode ser implementada em várias áreas da empresa, incluindo o setor de compras.
Com o avanço das tecnologias e maior conectividade no mundo todo, transformar processos e trazer melhorias por meio de novas tecnologias é uma grande vantagem para as empresas.
Compras só tem a ganhar com a transformação digital que está acontecendo em diversas empresas. É por meio dessas mudanças que o setor de compras está evoluindo, se tornando muito mais moderno, integrado a outros setores da empresa e ágil.
Quais os impactos positivos da transformação digital na área de compras?
A transformação digital em compras costuma gerar grandes impactos dentro da empresa, pois trata-se de uma mudança que vai além de procedimentos e formas de trabalhar, mas também de mentalidade de toda a equipe. Veja a seguir quais são os 3 principais impactos positivos dessa transformação:
Redução de riscos – O primeiro impacto é a redução de riscos no vínculo entre empresa e fornecedores. Afinal de contas, diversas contratações envolvem alocação de terceiros e é importante avaliar se as empresas que fornecem mão-de-obra contratista cumpre com requisitos legais que garantam segurança jurídica às empresas contratantes nesse processo. Por meio da transformação digital, é mais fácil obter informações sobre as práticas de governança e saúde financeira e jurídica dos fornecedores, tornando mais seguras as decisões de compras estratégicas a partir de ferramentas digitais – e isso permite diminuir o risco no setor.
Aumento do desempenho operacional – Outro impacto positivo dessa mudança é o aumento do desempenho operacional. Com a transformação digital em compras, é possível diminuir o esforço e o tempo gasto com processos que podem demandar atenção dos funcionários. Dessa forma, a equipe pode se concentrar em outras atividades e atingir melhores desempenhos.
Otimização do caixa e dos gastos – Por último, essa transformação também gera uma otimização do caixa e dos gastos. Considerando a digitalização de diversos processos em compras, é possível reduzir os gastos na empresa, aumentar a retenção do dinheiro em caixa e otimizar o capital de giro.
Conceitos chaves sobre compliance e sua relevância às empresas
Mesmo com a transformação digital, há conceitos que não podem ficar de fora de uma gestão como o compliance. Compliance é ter postura e apresentar um comportamento ético, moral e transparente dentro do ambiente de trabalho e também na vida cotidiana.
Esses são conceitos importantes que devem ser levados para as empresas, principalmente ao lidar com colaboradores, fornecedores e com clientes. Nas empresas, compliance é seguir as leis e as normas dentro da organização, assim como ter parcerias éticas com o setor privado, público e seus fornecedores.
O compliance é um grande aliado das organizações, pois oferece uma série de ganhos para a empresa. Veja a seguir a relevância do compliance às empresas:
- Previne e detecta condutas consideradas ilícitas;
- Cria uma cultura que encoraja a conduta ética;
- Identifica os riscos do mercado e também riscos específicos;
- Protege a empresa no caso de falhas no programa de compliance;
- Gera uma maior proteção contra fraudes e irregularidades;
- Permite uma melhor aplicação dos recursos;
- Ajuda os colaboradores a seguir a lei, ter uma conduta ética e se alinhar às políticas internas da empresa;
- Permite atrair profissionais de alto desempenho;
- Oferece um diferencial competitivo e uma valorização da marca.
Requisitos de compliance nos processos de contratação
Compliance e a transformação digital podem andar juntos em uma empresa. Mas para isso, é essencial que os processos de contratação contem com requisitos de compliance para garantir o cumprimento da lei e das políticas internas da empresa.
Alguns dos requisitos de compliance no processo de contratação incluem a transparência dos atos, análise de riscos, uso adequado dos recursos, implementação de canais de denúncia, cuidado com os registros contábeis, controles internos, medidas disciplinares, incentivos e implementação da segurança da informação.
Como atender aos requisitos de compliance sem perder a agilidade para inovar
Compliance x agilidade é um grande desafio na implementação da transformação digital em compras. Mas desafios como esse podem ser vencidos para que a empresa possa inovar, sem deixar seus valores, conceitos e normas para trás.
Felizmente a transformação digital é uma mudança que permite tornar os processos mais ágeis e fáceis para todos. Por meio da modernização do setor de compras, é possível usar os recursos com mais eficiência, reduzir riscos, aumentar a produtividade e também implementar ações que atendem aos requisitos de compliance na organização.
Com essa digitalização, os processos se tornam muito mais ágeis e a empresa não perde tempo com procedimentos demorados. Portanto, a implementação da transformação digital em compras e nos demais setores da empresa, possibilita unir o compliance com a agilidade dos processos digitais.
Agora que você já sabe que não precisa haver competição entre agilidade x compliance, encontre o profissional ideal para o seu projeto de transformação digital em compras com a Match<IT>. Comece a sua transformação digital agora escolhendo o profissional mais adequado para o seu projeto!