Lideranças Femininas que dão Match com a Inovação

Lideranças Femininas que dão Match com a Inovação

O match de hoje é com a inspiração. Trouxemos a voz forte de executivas do ecossistema Match IT que escolheram liderar a inovação e a transformação. Conheça cinco protagonistas C-Level do nosso ecossistema de tecnologia e inovação, para quem fizemos três perguntinhas. As respostas são energizantes!

Andrea Migliori, fundadora e CEO da Workhub, empresa de plataforma SaaS de intranet. Mais de 25 anos de experiência em tecnologia, liderança e inovação em empresas de diferentes portes e segmentos. Além de liderar a Workhub, também atua como mentora em programas de formação e aceleração de startups além de participar como Conselheira em Startup Boards.

Clara Alvarez, CEO da Neuroredes. Pesquisadora independente da ciência das redes há cerca 30 anos, é um ser de sua época. Aprendeu o que quis, da maneira que achou melhor e com as pessoas que escolheu (qualquer um pode fazer isso atualmente). Sempre lendo e sempre pesquisando, teve acesso a tudo que buscou.  Trabalhou em consultoria por muito tempo fazendo análises de redes, e resolveu colocar tudo on-line de forma que ficasse extremamente fácil para qualquer um fazer uma análise de redes. Teve a sorte de topar com pessoas extremamente competentes que se tornaram seus sócios nessa empreitada, fundando a startup e hoje cheia de vontade de descobrir o que vem adiante.

Natalia Castan, fundadora e CEO do Grupo Unite, multinacional brasileira que se transformou em um grande ecossistema de soluções próprias que promovem o relacionamento humanizado entre marca e seus clientes. Natalia é bacharel em Direito, cursou Inovação pelo MIT e participou de vivências na Escola da Ponte (Portugal), Projeto Âncora (São Paulo) e no Sustainability Institut (África do Sul). 

Thais Vianna, CSO da DOMVS IT, uma Tech Business focada em formar e gerir times ágeis de desenvolvimento de software. Thais possui MBA em Gestão de Negócios pela FGV e formação em Gestão Comercial pela Universidade Anhembi Morumbi. Além disso, é Angel Investor na WOW Aceleradora de Startups, contribuindo para o ecossistema de inovação e startups.

Vania Santos, co-fundadora e CEO da KXP, empresa de tecnologia especializada em infraestrutura ágil. Vânia é formada em Sistemas da Informação com MBA pela FGV, que atua com soluções projetos Cloud há mais de 10 anos e já trabalhou em empresas como UOL, CenturyLink e Claro.

 

  1. Quais as suas principais conquistas, do que mais se orgulha, em sua trajetória como CEO/C-Level?

Andrea:Conseguir enxergar cada movimento e celebrar cada conquista foi um grande aprendizado. Parece bobagem, mas acabamos focando tanto nos grandes resultados que acabamos deixando passar as coisas menores. Mas é a soma de todas essas coisas menores que nos faz chegar nos grandes resultados. Então, olhar pra traz e conseguir ver tudo o que eu fiz, tudo o que conquistamos como time e como empresa, me dá muito orgulho.”

Clara: “Minha trajetória como CEO ainda está no início.  Trabalhei sozinha com essa percepção de redes há mais de 30 anos. Cheguei cedo demais com essa narrativa, o mercado, aqui no Brasil, ainda não estava preparado. E talvez ainda não esteja. No entanto,  estou muito feliz, pois tenho conseguido agrupar pessoas extremamente competentes em torno da ideia. A inteligência coletiva da Neuroredes emerge naturalmente e vamos conseguindo superar os desafios,  que não são poucos!”

Natalia: “Uma das minhas maiores conquistas como CEO da Une.cx e Grupo Unite foi criar um ecossistema inovador que une a tecnologia à conexão humana, aprimorando significativamente a experiência do cliente. Acredito que nossa capacidade de impactar setores como educação, saúde e o terceiro setor, promovendo um atendimento eficiente e ao mesmo tempo alinhado aos princípios ESG, é algo do qual me orgulho muito. A inauguração da Casa Une, um espaço de inovação, conhecimento e negócios, também é uma realização que reflete a visão que tenho para o futuro.”

Thais: “Durante toda minha trajetória como sócia e proprietária na DOMVS IT, o esforço e seriedade com que executei minhas tarefas é o que mais me orgulho. Uma das minhas principais conquistas foi a abertura do mercado Europeu em 2019, até então nunca tinha viajado para o continente Europeu, não falava inglês, e ainda assim conquistei uma grande conta com faturamento em moeda estrangeira.”

Vania: “Eu assumi a KXP no início da pandemia, um dos piores momento da história não só do Brasil mas do mundo, mas posso dizer com convicção que minhas principais conquistas como CEO estão ligadas à capacidade de transformar desafios em oportunidades. Liderar a KXP com objetivo de torná-la referência em inovação de TI é um feito que me enche de orgulho. Implementamos projetos de grande impacto no Brasil e agora estendendo para países da América Latina. Além disso, o desenvolvimento da nossa plataforma de FinOps, o Kura Financials, que otimiza a gestão financeira de nuvem para grandes empresas, demonstra como conseguimos transformar nossa expertise em valor real para os nossos clientes.

Mas, o que realmente me motiva, é ver o crescimento e a realização da nossa equipe. Criar um ambiente onde cada pessoa, independentemente de gênero, possa desenvolver todo o seu potencial é a minha maior realização.”

 

  1. Em quem você se inspira ou quem te apoia nessa jornada?

Andrea: “Venho de uma família de mulheres fortes e empreendedoras, elas são minhas inspirações e meu maior centro de apoio. Mas tenho uma rede incrível, formada por amigas e amigos que empreendem ou lideram empresas. Essas pessoas e grupos são uma poderosa fonte de energia, conhecimento e suporte pra mim.”

Clara: “Ando tão preocupada em superar meus limites, digamos assim, que acabo não me inspirando em outras pessoas.  Penso que cada caminho é único. Nesta jornada tive pouco apoio, primeiro que ninguém entendia bem o que eu propunha (obviamente uma falha minha), segundo porque já estou “velhinha” e isso sempre deixou as pessoas desconfortáveis.”

Natalia: “Minhas inspirações são diversas e vêm de diferentes campos. Líderes empresariais como Cristiana Junqueira, Tânia Cosentino e Raquel Teixeira me inspiram com suas trajetórias de inovação e liderança feminina. Dentro da minha própria equipe, tenho o privilégio de trabalhar com pessoas como Andrea Pedreira, Paula Rodrigues e Paula Martins, que são fontes contínuas de inspiração. Além disso, busco referências no mundo literário e artístico, como as escritoras Hilda Hilst e Adélia Prado, e a socióloga Olgária Matos, cujas reflexões ampliam minha compreensão sobre o ser humano e a sociedade. Na música e nas artes, figuras como Rita Lee, Tina Turner e Viola Davis me lembram da importância de ser autêntica e corajosa em todas as áreas da vida.”

Thais: “Minha inspiração sempre foram meus filhos. Fui mãe solteira com 21 anos e desde então soube que teria que ser eu a lutar por eles. Sabia do que queria para o futuro deles e que se não trabalhasse muito ninguém faria por mim. Tive muitas pessoas que me apoiaram até aqui, seja direta ou indiretamente. Familiares, amigos, mas um dos meus atuais sócios (que em 2018 acreditou em mim e me contratou como gerente de vendas e em 2019 me ofereceu a sociedade), tem um crédito especial. Além de confiar no meu trabalho, até hoje ele me incentiva e não deixa que eu esqueça como e porque cheguei onde cheguei.”

Vania: “Eu me inspiro nas mulheres que vieram antes de mim e abriram caminhos em um ambiente tradicionalmente dominado por homens. Nomes como Tânia Cosentino, general manager da Microsoft no Brasil, sucedendo em 2018 outra mulher na liderança da empresa. Caso raro no mercado da tecnologia, em que predomina a desigualdade de gênero, Sheryl Sandberg, que promoveu a discussão sobre a presença feminina em posições de liderança, me lembram da importância de lutar por espaço e visibilidade. No entanto, minha maior fonte de apoio vem da minha família, especialmente do meu parceiro, que me incentiva e compartilha comigo as responsabilidades. Acredito que o equilíbrio na vida pessoal e profissional é fundamental para qualquer líder, e ter uma rede de apoio sólida é um diferencial.”

 

  1. Quais dicas você daria para jovens líderes mulheres no mercado de tecnologia?

Andrea: “Leiam e se interessem! Perguntem, queiram saber o porquê/para quê estão fazendo aquilo. Isso vai dar mais consistência às suas atividades e você vai aprender muito sobre estratégia e liderança. Busquem sempre novos conhecimentos, pois aumenta seu repertório e te ajuda a ganhar autonomia para resolver problemas ou enfrentar desafios. E, por fim, liderar é sobre pessoas: entenda seu time, conheça as pessoas, mapeie gaps, forças, complementaridades e foque no lado bom das pessoas!”

Clara: “Perseverança,  sempre. Cair, levantar,  sacudir a poeira e seguir em frente, mesmo que ninguém acredite, mesmo que você mesma tenha, também,  muitas dúvidas. Não há certezas nesta vida. Pelo menos para mim, as dúvidas estão sempre presentes.  Se está com medo, vá com medo mesmo! Como já foi dito, o importante não é necessariamente chegar, mas estar em movimento.”

Natalia: “Para as jovens mulheres que estão trilhando seus caminhos no mercado de tecnologia, eu diria: sejam ousadas e resilientes. Esse mercado exige criatividade e perseverança, então confiem em suas capacidades e não tenham medo de desafiar o status quo. Construir uma rede de apoio sólida é fundamental, seja com outras líderes, mentores ou colegas de trabalho. Além disso, não se limitem a buscar inspiração apenas no campo tecnológico. A literatura, as artes e a sociologia, por exemplo, podem oferecer insights valiosos para ampliar nossa visão e nos tornar líderes mais completas. Liderar com o feminino, empatia e autenticidade é poderoso.”

Thais: “Nunca parem de estudar, a tecnologia avança muito rápido, é preciso estar atenta aos movimentos do mercado. Estudem inglês, ele abre portas. ⁠Tenham pleno conhecimento do negócio e do mercado que atuam, de ponta a ponta. Respeitem o próximo antes de exigir respeito. Sejam idôneas e honestas, custe o que custar. Acreditem na capacidade de vocês, ninguém jamais se arrepende de ter tentado.”

Vania: “Primeiro, acredite na sua capacidade e não se subestime. Você pertence a esse espaço tanto quanto qualquer outra pessoa. Esteja disposta a aprender continuamente e se adaptar, pois a tecnologia evolui rapidamente, e nós também precisamos evoluir.

Segundo, construa uma rede de suporte. Encontre mentoras e colegas que compartilhem dos mesmos valores e que possam te orientar. Juntas, somos mais fortes. E por último, mas não menos importante, ocupe seu espaço. Não se acanhe diante de desafios e busque sempre ser a voz ativa nas discussões. Lembre-se de que, ao estar nesse mercado, você está não apenas construindo a sua carreira, mas também pavimentando o caminho para muitas outras mulheres que virão depois.”

 

A missão da Match<IT> é acelerar a evolução digital conectando inovação à geração de valor e empoderando o ecossistema com inteligência. No Golden Circle, seriam nosso WHY e nosso HOW. 

O que fazemos para isso, em partes, é digital: plataformas B2B de Inovação Digital com Inteligência Artificial. Em partes, é o matchmaking do “Human in the Loop”, que inclui dar visibilidade positiva a quem faz a diferença e gera valor no ecossistema. Nós, MatchMakers, estamos honrados em dar visibilidade para essas mulheres incríveis! Agradecemos por fazerem parte do matchmaking com a gente!