Descubra como a inteligência artificial facilita a compra de tecnologia
Inteligência Artificial: a conexão direta com o parceiro ideal de TI
Embora seja do conhecimento de todos que a tecnologia é a força transformadora dos negócios, ainda encontramos muitas adversidades no processo de contratação e implementação de software ou serviços em empresas de todos os portes.
Com o propósito de tratar as dores na hora de contratarmos um fornecedor de tecnologia, nós criamos uma plataforma que utiliza inteligência artificial para facilitar o encontro entre compradores e fornecedores de tecnologia de forma gratuita e isenta.
Apesar de existirem formas tradicionais para encontrar fornecedores, existem barreiras invisíveis na compra e venda de TI que dificultam a contratação de parceiros, sendo que parte destas barreiras se devem a correria que faz o tempo algo cada vez mais escasso no mundo dos negócios e o excesso de informações.
Enquanto de um lado da mesa temos os compradores equilibrando investimento x execução em cada projeto, sobrecarregados com muitas demandas, pouco tempo para entregá-las e precisando encontrar fornecedores qualificados e de confiança.
Semelhantemente temos do outro lado da mesa os vendedores pressionados com a aquisição de clientes, equilibrando vendas e execução dos projetos também sofrendo com a falta de tempo e as mudanças constantes da economia que afetam todos os setores.
Como resultado atentos às tendências de negociações B2B e sensível aos déficits que envolvem o setor de tecnologia, encontramos na inteligência artificial a solução.
Com o objetivo de conectar de forma ágil o comprador com o fornecedor ideal para execução de projetos, utilizamos algoritmos de Aprendizado de Máquina (Machine Learning) e técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) – para analisar a descrição do projeto inserida na plataforma pelo comprador, com o perfil do vendedor de TI.
Em síntese usamos os dados informados em ambos perfis, cruzamos com mais seis critérios de avaliação de questões culturais relativas das expectativas das pessoas envolvidas nos negócios e realizamos a busca dentro do nosso marketplace de fornecedores para gerarmos as melhores conexões possíveis – match – para cada demanda específica.
Isso tudo de forma anonimizada gerando o match mantendo a privacidade dos dados do comprador que é o responsável por acionar os fornecedores no chat dentro da plataforma.
Ou seja, esse match (a conexão) é realizado pela inteligência artificial que leva em conta, por exemplo, as especificidades das tecnologias em pauta, as prioridades do comprador e a capacidade de entrega do vendedor.
Além é claro do investimento previsto em cada projeto propondo uma união já alinhada em grande parte das expectativas envolvidas na busca e seleção de parceiros que as formas tradicionais não são capazes de entrar dentro de horas, como faz a AI.
Em outras palavras, nossa solução capta as necessidades no projeto e usa a inteligência artificial para encontrar o melhor fornecedor para execução da demanda, com base no escopo e fit de perfil corporativo, sanando as dores dos compradores e vendedores em ambos os lados da mesa.
Inovação o caminho para o sucesso das empresas
Segundo dados da Gartner, líder mundial de aconselhamento para empresas, os analistas preveem que os gastos com TI vão crescer somente no setor financeiro em 6,1% em 2022, atingindo US$623 bilhões em todo o mundo.
Ainda sobre os investimentos, a maior parte da verba será gasta em serviços de TI, que incluem consultoria e serviços gerenciados e respondem por 42% do total de gastos em Tecnologia da Informação no setor, com cerca de US $264 bilhões de investimento.
Mediante o aumento da procura por softwares SaaS e tecnologias em nuvem, a compra de ferramentas de TI no Brasil, aumentou em 7,9% em relação a 2021 e possui uma previsão de aumento para 2022, de 11,5%, movimentando certa US$149 bilhões.
Todavia ampliando a lacuna entre as ambições de negócios com o meio digital das empresas e seus recursos de capacidades internas, o mercado sofre com a falta mão de obra de profissionais capacitados em todo o mundo.
Como a Inteligência artificial acelera o processo de contratação?
Apesar do Brasil ter várias empresas que fornecem TI de diversos portes, buscar parceiros em projetos ou comprar softwares ainda não é um passo simples.
Atualmente no país, de acordo com o Linkedin, há 30 mil empresas com mais de 500 funcionários, com uma média de 30 projetos de tecnologia por ano, representando 600 mil projetos de TI anualmente.
Apesar da facilidade em encontrá-las existe pouca diferenciação em seus serviços e pouca referência sobre como extrair o melhor do produto comprado.
Segundo os dados da Brasscom , até 2025 teremos quase 800 mil empregos abertos, sendo que formamos nos cursos de bacharelado de TI apenas 53 mil profissionais ao ano. O que corresponde apenas a ⅓ da demanda.
Ou seja, aquele que compra produto ou quer implementar um projeto de inovação sofrerá com a falta de mão de obra especializada. O que faz da inteligência artificial uma grande aliada na otimização na busca de fornecedores.
Pois o resultado deste déficit de profissionais no mercado impacta em um gargalo de produtividade enorme na execução de um projeto, impactando diretamente no resultado das empresas em todos os setores, independente de seu porte.
Com a finalidade de reduzir o tempo gasto na seleção de fornecedores, a inteligência artificial da Match IT gera valor para o negócio liberando a equipe de TI de horas na busca por fornecedores especializados enviando os melhores fornecedores para cada demanda.
E vai além, buscando fornecedores com suas expectativas já alinhados através dos dados informados com a aderência prevista pelo comprador entre o prazo, preço, tecnologias mapeadas, com o perfil cultural e preferência de trabalho das empresas na negociação.
Tudo isto com a velocidade da inteligência artificial que cruza bases enormes de dados.
Qual maior benefício da contratação de fornecedores usando a inteligência artificial?
Apenas do dia a dia corrido do departamento de compras, muitos gestores ainda investem tempo elaborando Request for Information (RFI) para encontrar fornecedores especializados, tentando conciliar em seu pouco tempo, as tecnologias mapeadas, desafios da empresa e o orçamento para cada projeto.
Com a inteligência artificial aceleramos a transformação digital das empresas ao conectar de forma isenta líderes de compras a fornecedores de serviços e produtos de TI especializados em diversas categorias.
Por exemplo, em uma jornada comum de contratação, o comprador mapeia os desafios a serem sanadas, desenvolve o famoso business plan, identifica as tecnologias que serão necessárias no projeto, cruza com o legado de tecnologia existente, desenvolve a RFI e começa a prospecção para encontrar o fornecedor.
Muitas vezes os compradores saem sem destino correto buscando pelo Google, grupos e comunidades ou indicações de sua rede e neste processo, segundo a Gartner, podemos consumir até 45% do tempo gasto em geral para a execução do projeto.
Com a inteligência artificial por trás da nossa plataforma esse processo é reduzido por cliques. Já que a IA encontra o melhor fornecedor dentro do marketplace de prestadores cadastrados e envia os 3 melhores resultados (matches) em até quatro horas.
Além do ganho em tempo, de acordo com nosso CTO, Ivan Nevado a solução soluciona as dores dos departamentos de TI que normalmente são enxutos e voltados a resultados.
Uma vez que a busca por fornecedores com a inteligência artificial elimina o desperdício de recursos humanos e abre o espaço para o leque das decisões colegiadas, fator importante para empresas que querem se tornar data-driven dando espaço para relacionamentos formados por conexões sem achismos.
Como surgiu a plataforma Match<IT> ?
Conforme citamos no vídeo inicial, nos últimos 15 anos, Rose Ramos, nossa CEO trabalhou em empresas de grande porte com inovação, liderando carteiras de projetos que, muitas vezes, dependiam de iniciativas de tecnologia para conquistarem seus resultados.
Em sua trajetória ela observou que os líderes de projetos de tecnologia, muitas vezes, contratam os mesmos fornecedores que estão há anos homologados na empresa, ainda que não sejam a melhor opção de preço ou pelo conhecimento técnico naquilo que ele precisa implementar.
Portanto, nas situações em que o líder busca profissionais no mercado, ele também não tem um canal fixo para encontrar esse parceiro. Então, é comum buscar indicação em grupos de WhatsApp ou receber fornecedores de forma aleatoriamente, sem ter demanda específica para conhecer.
Situações como esta consomem tempo e causam ineficiência na busca pelo melhor match para a demanda que o líder tem.
Com a plataforma Match <IT>, os líderes de inovação de um projetos de transformação ou gestores de compra economizam tempo no ato de busca e a energia da equipe durante a execução do projeto, já que os recursos da IA analisam a capacidade técnica cruzando com o perfil cultural das empresas procurando sinergias.
Visto que o fator humano é vital para o sucesso da entrega de qualquer projeto ou para extrair o melhor com o bom uso de qualquer ferramenta.
E isso só é possível porque a plataforma utiliza a inteligência artificial para ser mais assertivo e permite ao comprador ter a confiança de que está fazendo a escolha certa ao decidir por determinado parceiro.
Ou seja, na plataforma Match <IT>, basta o interessado inserir as informações sobre o perfil necessário para determinada demanda, seja do ponto de vista de conhecimento tecnológico, de atendimento, de cultura do parceiro e de porte de investimento.
Então, o comprador recebe de forma automatizada e com privacidade os três melhores fornecedores que dão match para aquela situação específica.
Importante ressaltarmos que, depois que são inseridos os dados de contato, o nome da empresa onde o comprador trabalha, a faixa de precificação de um vendedor ou a informação de um projeto estratégico de um comprador, todas as informações são 100% confidenciais.
Primordialmente os dados são usados para fazer os matches dentro do algoritmo. E, à medida que a conexão acontece, as informações não são expostas para outras partes apenas para os envolvidos na conexão. Dessa forma, o vendedor de TI pode estar tranquilo que seus dados não serão expostos para um concorrente.
Diferente de outros marketplaces, o comprador também pode ficar tranquilo, pois o seu número de telefone ou email – dados sensíveis – não estarão sujeitos a bombardeios de ofertas comerciais de um Seller pelo qual ele não se interessou.
Sendo assim, a inteligência artificial da Match <IT> é a maneira mais descomplicada e ágil de fazer melhores negócios e entregar rapidamente resultados nos projetos de tecnologia ou aquisição de produtos.
Conheça a plataforma Match <IT > e encontre através de cliques, em poucas horas os fornecedores de tecnologia ideal para cada uma de suas necessidades de TI e acelere a digitalização do seu negócio com a força da AI.
Passe você também a usar a inteligência artificial nos desafios de compra de tecnologia do seu negócio.
Registre-se gratuitamente como Buyer – compradores – ou Seller – vendedores de TI – nos links e otimize o tempo investido na busca manual de fornecedores para seus desafios de tecnologia.