Desenvolvimento de software sob medida: o que sua empresa precisa considerar

Desenvolvimento de software sob medida: o que sua empresa precisa considerar

Desenvolvimento-de-software-sob-medida-o-que-sua-empresa-precisa-considerar

O desenvolvimento de software sob medida é a primeira solução que surge à mente quando os softwares disponíveis não atendem totalmente às necessidades da empresa ou de um projeto. 

Isso ocorre porque os chamados “softwares de prateleira”, que são aqueles já disponíveis no mercado, oferecem soluções para problemas genéricos. Por isso, podem não ser boas opções se a empresa busca algo mais específico.

Se você está pensando em desenvolver um software sob medida para um determinado projeto na sua empresa, veja a seguir o que é preciso considerar antes de tomar essa decisão!

 

O que é desenvolvimento de software sob medida e qual a diferença em relação aos softwares já prontos?

Quando nenhum dos softwares existentes oferece a solução buscada pela empresa, surge a necessidade de desenvolver um software específico para aquela função. 

Portanto, o desenvolvimento de software sob medida é o projeto que visa desenvolver um software específico para uma função ou necessidade. E claro, esse é um software pensado em todos os aspectos funcionais para a empresa em questão.

O software sob medida é uma solução que se adapta à empresa e suas necessidades, entregando mais eficiência, produtividade, agilidade e resolução dos problemas enfrentados pela empresa. 

Mas qual a diferença do software sob medida para os softwares prontos, aqueles que oferecem soluções gerais? 

Os softwares sob medida oferecem soluções mais eficazes, pois foram desenvolvidos para se adaptar às necessidades de cada empresa. Já os softwares prontos dão conta de problemas genéricos, mas são as empresas que precisam se adaptar a eles. Eles até podem solucionar problemas bem específicos, mas provavelmente para determinado setor ou empresa.

Na dúvida sobre qual software é mais adequado para sua empresa, questione: as soluções oferecidas pelos softwares prontos são suficientes? Ou a sua empresa precisa de uma solução que se adapte a ela? Ao utilizar o software pronto, ele atenderá todas suas demandas? Ou você terá que fazer alguma adaptação a fim de utilizá-lo?

Se os softwares existentes não oferecem a solução desejada, é hora de buscar uma opção mais específica para sua empresa! Desenhe um projeto totalmente personalizado junto a um especialista em sua necessidade, não um profissional generalista.

Análise econômica do projeto

Considerando a necessidade de desenvolver um software, a análise econômica do projeto é o primeiro passo para criar uma solução específica para um problema. 

Para que o software atenda aos requisitos do cliente e ofereça a solução desejada, ele precisa do investimento adequado. Mas é preciso ficar atento ao teto estipulado para que esse investimento não comprometa a realização do projeto. 

Nesse caso, a empresa pode começar analisando o lucro e o custo ao desenvolver o software para que todos os recursos sejam otimizados e pensados em todos esses parâmetros. Existe a possibilidade de que o software totalmente personalizado que você precisa exija um investimento que possa impactar nos custos totais do projeto.

Tendo como base a análise econômica do projeto, é possível identificar as melhores metodologias para desenvolver o software e obter a solução ideal para seu negócio. Existem empresas especializadas na análise e viabilidade econômica do seu projeto, e nós da Match <IT> podemos te auxiliar a encontrá-la!

Requisitos do cliente e especificações técnicas

Outro passo importante é entender os requisitos do cliente e as especificações técnicas para que o software seja desenvolvido. 

Nesse caso, é preciso compreender o que o cliente deseja solucionar, como, quando, os objetivos que ele deseja alcançar, o retorno que deve atingir e também a utilidade para o usuário final, bem como todos envolvidos no uso do software sob medida. 

Após toda essa análise, é possível arquitetar modelos do sistema para que o software seja desenvolvido para determinada solução. Além disso, esses dados permitem usar as melhores estratégias para solucionar o problema evidenciado. 

Desenvolvimento-de-software-sob-medida-o-que-sua-empresa-precisa-considerar-2

Fase de testagem e review

A próxima etapa é a fase de testagem e review do software. Embora o software seja desenvolvido desde o início para ser a solução mais eficaz para a empresa, ao longo do uso é possível descobrir melhorias que podem ser feitas em recursos ou na usabilidade. 

Durante a fase de testes, os usuários analisam se o software atende aos requisitos solicitados pela empresa e se os recursos são eficientes. Portanto, requisitos funcionais como as especificações da empresa e requisitos não funcionais, como tecnologia, metodologia e performance, são verificados previamente. 

Também é nessa fase que podem ser encontradas as falhas e bugs do sistema. Ao identificá-las, a empresa desenvolvedora tem a oportunidade para corrigir qualquer problema e validar a utilização do software antes de seu lançamento oficial. 

Documentação de todo desenvolvimento e especificações

Ao desenvolver e testar o software, é fundamental que seja elaborada toda a documentação desse projeto/solução. Essa é uma etapa burocrática que visa garantir um bom relacionamento entre o desenvolvedor e a empresa que solicitou o software, bem como na continuidade da manutenção do mesmo.

Na documentação do software é preciso informar o objetivo do desenvolvimento do novo sistema, assim como todas as especificações dessa solução criada especificamente para uma empresa. Quanto mais informações tiver, mais rico o documento será e mais fácil de qualquer profissional conseguir tocar o projeto para dar continuidade ou realizar manutenções e ajustes.

Implementação e manutenção do software

Por último, a fase de implementação é a etapa que consolida o uso da nova solução pela empresa contratante. É nessa etapa que o software será finalmente implementado como solução para o projeto ou processo da empresa. 

Durante a implementação, o sistema é codificado em uma linguagem de programação como o Java, o Delphi ou o C++, por exemplo. Após isso, a linguagem de programação utilizada compila o código e gera o código-executável para que o software possa ser utilizado.

Com a solução implementada, a manutenção do software se torna necessária para garantir que o sistema será mantido em pleno funcionamento. Nesse caso, a manutenção pode ocorrer para corrigir um problema ou para evoluir o software.

No caso das manutenções corretivas, elas visam eliminar falhas para que o software possa continuar a atender às necessidades da empresa. Já no caso das manutenções evolutivas, o objetivo é trazer inovações para o software com base nas novas tecnologias e mudanças no mercado. Por vezes, isso pode ser disruptivo, outras vezes poderá ser realizado para acompanhar tendências e manter sua empresa/software competitiva no mercado.

Se você estiver com dúvidas sobre o desenvolvimento de um software para sua empresa, não hesite em nos contatar! Ficaremos felizes em te ajudar e te conectar com a empresa ou profissional totalmente especialista em sua necessidade. Você pode encontrar o fornecedor de serviços de TI ideal para o seu projeto aqui na Match<IT>. Vem conhecer!



× Como posso te ajudar?