Empresas adotam IA e reduzem de meses a poucos dias a prospecção de fornecedores de TI

Empresas adotam IA e reduzem de meses a poucos dias a prospecção de fornecedores de TI

Com uso de inteligência artificial, a startup oferece plataforma que analisa as necessidades dos contratantes de serviços de TI e indica os mais habilitados para cada projeto. Metodologia possibilita reduzir prazos de prospecção e contratação em mais de 95%.

 

É comum ouvir queixas de empresas de logística de que alguns de seus antigos fornecedores tenham levado meses para preparar um road map de desenvolvimento e, ao final, não entregar o projeto. Ou que, em projetos de migração de ERP de indústrias de alimentos, o sistema de faturamento tenha ficado inacessível por alguns dias, comprometendo o resultado do mês.

Para empresas que necessitam rapidamente implantar soluções de TI para alavancar seus negócios, em particular as que não possuem grandes equipes na área ou que trabalham com prazos muito curtos, é fundamental poder contar com uma gama fornecedores tecnológicos confiáveis que tenham conhecimento, estrutura e capacidade adequadas para conduzir processos de transformação digital sob medida. É justamente essa necessidade que a MatchIT, uma startup que integra o Parque Tecnológico da Unicamp, especializou-se em resolver.

Mais de mil empresas de vários setores, da indústria de alimentos à serviços logísticos, descobriram a plataforma MatchIT como uma importante aliada de suas enxutas áreas de TI. A empresa é, ainda, uma referência de inovação e tem sido citada por executivos como Ruy Magalhães, fundador da Café com Comprador; e Danielle Branco, gerente de Compras de TI na Via, como uma alternativa interessante para agilizar a identificação dos melhores parceiros na jornada de transformação digital de indústrias e empresas de logística.

A startup utiliza IA para, a partir das solicitações do contratante, indicar as empresas mais adequadas para a prestação daquele serviço específico. Matchs são indicados em 3 minutos. E quando há especificidades não previstas pelo algoritmo – ou não há um fornecedor 100% compatível com a demanda-, a startup faz uma espécie de curadoria dos fornecedores de TI (áreas de especialização, projetos de fato desenvolvidos, clientes previamente atendidos naquela área, capacidade comprovada das equipes etc.), e envia mais sugestões em até 72 horas. É uma espécie de Tinder da área de TI.

 

Redução dos prazos

Rose Ramos, sócia fundadora e CEO da MatchIT, ressalta que muitas organizações durante a pandemia tiveram de passar por processo de digitalização acelerada e sofreram com a contratação de fornecedores confiáveis. “Nossa plataforma traz confiança aos empresários que querem investir em atualização tecnológica, mas receiam enfrentar problemas, gastar dinheiro e não obter os resultados esperados com os seus projetos. Com bons parceiros de TI, esses riscos são minimizados e soluções tecnológicas podem ser implementadas rapidamente, sem sustos”, diz.

A redução dos prazos de contratação é um ponto alto da MatchIT. É comum que empresas reduzam o seu prazo médio de contratação de fornecedores de mais de 90 dias para menos de uma semana com a automação desse processo. A empresa contratante insere suas necessidades e os dados relativos ao projeto na plataforma, que seleciona automaticamente os fornecedores mais capacitados para atender as demandas dos contratantes. Com isso o processo de análise de propostas e de avaliação dos fornecedores é reduzido exponencialmente. “Não se perde tempo analisando propostas e orçamentos de empresas que não atendam concretamente as características do projeto”, pontua.

 

Road map

Segundo a CEO da MatchIt, a plataforma permite descrever cada desafio dos contratantes e dar pesos diferentes a critérios diversos nas contratações. “No caso de um serviço para a área de segurança da informação, o que importa é a indicação de profissionais que, efetivamente, conheçam muito bem o tema e que apresentem certificações e qualificações específicas”, exemplifica. “Já, para outro desafio, na área de desenvolvimento, o mais importante é garantir a melhor relação custo/benefício da mão de obra. E a plataforma MatchIT permite às empresas priorizarem esses critérios”, complementa.

 

Premiação Associação Comercial de São Paulo

No dia 17/11 a MatchIT teve a honra de receber o selo de melhores startups do programa ACBoost!

A empresa agradece à Associação Comercial de São Paulo pela oportunidade e reconhecimento.

Foram dois meses de dedicação, treinamentos e mentorias enriquecedoras.

Confira o vídeo sobre as soluções MatchIT direcionadas a Tech Buyers, produzido pel time ACBoost.

 

 

 

Veja a matéria publicada #NaMídia.

 

 



× Como posso te ajudar?