Extensão de times com squads dedicados

Extensão de times com squads dedicados

Confira a entrevista com o especialista Fernando Nicolodi, formado em administração com ênfase em Marketing, atuando desde 2004 na área de tecnologia e negócios, sendo atualmente o CRO – Chief Revenue Officer – na empresa Tech Seller DB1 Global Software. 

O que define uma squad e quais os motivos de busca de uma squad dedicada

Squads são times de especialistas para executar um projeto ou um conjunto de tarefas específicas. Esse time precisa ter não apenas o conhecimento técnico, mas também de negócios para fazer o trabalho da melhor maneira. Em conceito, os times são enxutos, e têm de 7 a 10 pessoas para facilitar a condução e administração das pessoas, gerenciando a comunicação e mantendo-se o melhor alinhamento ao longo das entregas.

As squads devem ter uma atuação muito estratégica para as empresas, agindo em áreas onde o conhecimento especialista dessa equipe faz muita diferença em problemáticas complexas. As empresas geralmente buscam contratar squads dedicadas para suprir falta de mão de obra interna. Mas o diferencial competitivo do modelo está além disso.

Empresas que enxergam esse modelo de contratação de times especializados conquistam resultados e retornos mais rapidamente, pois conseguem manter seu foco interno direcionado ao seu core business, ao crescimento, e contam com times de alta especialização construindo com o maior conhecimento possível as entregas de tecnologia que requerem um conhecimento mais específico.

Squads dedicadas trazem uma visão focada de solução especializada, voltada a entregar um objetivo de negócio maior e trazer retorno ao investimento, com atenção à qualidade e ao prazo planejados.

Benefícios do modelo de contratação de squads dedicadas

Na experiência de Fernando no mercado, são diversos os benefícios para as empresas contratantes. Dentre eles, destacam-se:

  • Maior foco do time interno nas atividades core do negócio.
  • Evitar perder tempo ao construir conhecimento técnico especializado interno em algo pontual.
  • Contar com especialistas que conhecem profundamente a tecnologia do projeto.
  • Ter um time imerso no problema, com knowhow sobre oportunidades de negócios.
  • Ter performance e produtividade de entrega, com foco em ROI e cumprimento de prazos.
  • Habilitar mensuração de resultados por KPIs.
  • Reduzir processos burocráticos de recrutamento e gestão de pessoas.
  • Ter melhor eficiência no investimento por entrega.

 

Dicas para que as empresas obtenham os melhores resultados com squads dedicadas

Contar com PO interno: esse modelo de contratação funciona muito bem quando a empresa contratante conta com um PO (Product Owner) próprio que é especialista em seu negócio e tem disponibilidade para interagir de forma fluida com o time da squad dedicada contratada. Esse profissional atua como ponto focal, trazendo alinhamento das áreas de negócio ao time técnico externo, extraindo o maior valor da squad de desenvolvimento.

Relações de confiança: além disso, é importante ter qualidade e confiança no alinhamento de expectativas. Falhas de comunicação na hora de fechar negociações são um desafio importante a ser endereçado. Pode parecer simples, mas é um ponto muito crítico. A dica para superar esse desafio é contar com transparência nas relações e atuar de forma sincera e verdadeira como um time em todo o processo.

Clareza na comunicação: é importante que os times definam com clareza os objetivos de curto, médio e longo prazos e que se traga visibilidade dos resultados durante a evolução a todos os envolvidos na execução do projeto, tanto as áreas internas da empresa contratante quanto a equipe contratada.

Flexibilidade: ser flexível e ter abertura a mudanças é algo também bastante importante pois absorver melhorias ao longo do processo é saudável e permite buscar sempre as melhores práticas ao longo dos projetos.

Respeito: por fim, agir com respeito e estar disponível para conversar e colaborar são elementos que fazem toda a diferença para que os times busquem construir planos de trabalho que permitirão a conquista dos melhores resultados para todos os envolvidos.

Dicas para quem está considerando contratar squads dedicadas

Fernando recomenda que, na seleção de um parceiro Tech Seller para contratação de uma squad, os Tech Buyers busquem conhecer o histórico e o perfil de atuação daquela empresa. Há fornecedores especializados para diferentes indústrias e segmentos e conhecer esse histórico é importante. Vale a pena conversar com clientes e conhecer cases de sucesso.

Além disso, é importante que o Tech Buyer busque por empresas de alta especialidade técnica, complementando seu conhecimento interno e com foco em alta produtividade e valor agregado das entregas.

Os contratos podem ser de diferentes perfis, por escopo fechado ou por determinados períodos de tempo, e não há um modelo único para todos os casos. Cada desafio e objetivo tem seus requisitos próprios e a construção de um plano e orçamento consistentes com as expectativas de entrega deve ser algo bem conversado entre os times.

Diferenciais da DB1 como Tech Seller de Desenvolvimento de Softwares

A DB1 tem como diferencial o olhar para os projetos de forma respeitosa ao tempo e ao investimento de seus clientes. Sempre com foco na entrega de resultados, com gestão estratégica e crítica em trazer ROI, a DB1 não negocia qualidade e, com isso, seu índice de retrabalho é de apenas 0,3% de todos os projetos realizados. Isso porque a empresa tem preocupação em entender bem o que é o projeto, com atenção ao cumprimento de prazos, trazendo um investimento seguro a seus parceiros. Além disso, a empresa tem uma cultura colaborativa como parte de seu DNA.

O match ideal para a empresa são Tech Buyers que têm como cultura a valorização das pessoas e que buscam impactar positivamente o ambiente e a sociedade com seus negócios. A DB1 consegue entrar como o braço de tecnologia dessas empresas, ajudando-as a escalarem seus negócios com excelência técnica. Não importa o segmento de mercado ou o porte das empresas contratantes, na visão da DB1, para ser grande é preciso começar pequeno! E o objetivo da empresa é estar ao lado de seus clientes de forma consistente em toda a sua jornada de crescimento.

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Confira a entrevista com Fernando na íntegra:

 



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