Transformação Digital em Compras: a evolução tecnológica a favor da área de Procurement

Transformação Digital em Compras: a evolução tecnológica a favor da área de Procurement

Transformação-digital-em-compras-1

A digitalização dos negócios ocorre em um ritmo exponencial e irreversível. Para lidar com processos internos que exigem um grande número de dados como preços, métricas de qualidade, demandas e fornecedores, é essencial contar com a digitalização. É por isso que a transformação digital em compras tem sido tão importante para as empresas.

Nos últimos anos, muitas empresas de diversos setores e tamanhos precisaram rever seus modelos de negócio e processos internos para manter a competitividade no mercado. E uma dessas mudanças significativas foi a transformação digital na área de compras!

Veja a seguir tudo sobre esse processo de transformação digital, os principais impactos para as empresas, quais são os desafios dessa implementação e muito mais. Acompanhe!

O que é?

Vamos começar a entender o que é uma transformação digital. Trata-se de uma mudança de mentalidade dentro das empresas, onde o objetivo é incorporar novas tecnologias e soluções mais modernas em diferentes processos e áreas da empresa.

A verdade é que todas as pessoas já foram impactadas de alguma forma com os avanços tecnológicos que não param de surgir. E isso também se aplica às empresas de todos os setores.  

Por isso, a transformação digital é uma forma da empresa manter-se competitiva no mercado, além de melhorar seus processos, otimizar recursos, diminuir custos e de contar com mais tecnologias. 

Na área de compras, por exemplo, a transformação digital visa modernizar os processos dessa área para alinhar aos objetivos da empresa. 

Quais os principais impactos?

Como toda mudança, a transformação digital em compras gera impactos para a empresa. No entanto, esses são impactos positivos que trazem melhorias, modernidade, otimização e aumento do desempenho. Confira a seguir 3 impactos importantes nas empresas:

1. Aumento do desempenho operacional

Essa é a razão mais comum pela qual muitas empresas decidem modernizar o setor de compras através das tecnologias digitais. Essa transformação possibilita reduzir o esforço e o tempo gastos em diversos processos, como no gerenciamento de fornecedores e contratos e no processamento de faturas, pedidos de compras e pagamentos, por exemplo.

Dessa forma, o esforço e tempo gastos nesses processos pode ser direcionado a um trabalho de maior valor dentro da empresa. Por sua vez, esse ganho indireto para a empresa resulta em aumento do desempenho operacional, podendo até refletir nas demonstrações financeiras quando uma economia é feita no processo ou uma decisão de contratação com savings é gerada por causa dessa viabilização mais rápida. 

2. Otimização dos gastos e do caixa

Outro impacto dessa mudança é a otimização dos gastos e do caixa. Com a transformação digital em compras, há uma redução dos gastos na empresa e uma maior retenção do dinheiro em caixa, gerando uma otimização do capital de giro.

Isso tudo ocorre porque a digitalização dessa área possibilita automatizar os faturamentos, colocar mais gastos em contratos que tenham preços negociados, direcionar os gastos para canais de compra estruturados, entre outras otimizações. 

No fim das contas, a empresa ganha com a otimização do capital de giro e com as melhorias na gestão de contas a pagar.

3. Redução de riscos

A redução de riscos é outro impacto positivo dessa transformação digital em compras. Atualmente, as empresas dependem muito de terceiros para dar suporte aos seus processos corporativos. Por isso, é fundamental ter uma gestão eficaz sobre os gastos com esses recursos ao mesmo tempo em que é preciso estar atento aos riscos para mitigá-los. 

No entanto, com a transformação digital é possível usar os investimentos previstos para contratações com mais eficiência a partir de jornadas mais estratégicas e ferramentas mais interessantes. Tudo isso faz com que o risco diminua. 

Como a área de compras pode influenciar na transformação digital das empresas?

A transformação digital pode começar na área de compras e influenciar na digitalização da empresa como um todo. Isso ocorre porque a mudança de mentalidade que surge nos processos de compras, faz com que a empresa obtenha vários benefícios e impactos positivos em outros setores também.

Como contratar serviços de tecnologia para sua empresa?

Uma coisa é certa: você precisará da ajuda de ótimos profissionais de tecnologia para implementar a transformação digital. Nesse caso, é fundamental saber como contratar serviços de tecnologia para sua empresa. 

Felizmente você está no Match<IT>, o lugar mais adequado para você encontrar prestadores de serviços de TI para projetos específicos. Aqui no blog temos um conteúdo completo com todas as dicas de como contratar e avaliar um serviço de TI para sua empresa, vale a pena conferir.

Mas para te ajudar nessa contratação, tenha alguns itens já definidos, tais como:

  • Características do projeto;
  • Orçamento disponível;
  • Necessidades da sua empresa;
  • Tipo de serviço desejado.

A partir dessas definições, você pode se cadastrar aqui na nossa plataforma para encontrar o prestador de serviço certo para auxiliar nessa transformação digital na sua empresa.

Quais são os desafios da transformação digital na área de compras?

Para finalizar, trouxemos os principais desafios que você pode enfrentar ao implementar a transformação digital na área de compras. Acompanhe quais são eles:

Mudança cultural

O primeiro desafio pode ser a mudança cultural necessária para implementar a transformação digital em compras. A verdade é que sair de uma cultura analógica ou tradicional para uma cultura digital, é algo que muda a mentalidade das pessoas e exige uma certa colaboração para que as novas práticas sejam adotadas aos processos. 

Sendo assim, para superar esse desafio é fundamental treinar e capacitar os profissionais da sua empresa para que eles trabalhem em cooperação às novas tecnologias implementadas.

Automação dos processos

Outro desafio é a automação dos processos, principalmente aqueles que são considerados básicos. É fundamental tornar esses processos automatizados para que seus profissionais de alta qualificação não percam tempo com processos básicos. 

Mas é importante ter cuidado na hora de escolher as ferramentas certas para automatizar esses processos. Além disso, é preciso definir a ordem de prioridade ao fazer isso. 

Armazenamento e uso de dados

Por último, não podemos deixar de lado o grande desafio do armazenamento e uso de dados, que é algo de grande importância para o mundo atual. No setor de compras, também é importante ter um cuidado especial com o armazenamento e uso dos dados coletados.

Aliás, não basta ter muitos dados para consulta, é importante saber como usá-los corretamente para tomar boas decisões no setor de compras.

Agora que você já sabe tudo sobre a transformação digital em compras, que tal começar a sua transformação? Conte com a Match<IT> para te ajudar a encontrar os melhores profissionais de TI



× Como posso te ajudar?