Transformação Digital nas Empresas: o que é, qual seu objetivo, quais os pilares e principais impactos

Transformação Digital nas Empresas: o que é, qual seu objetivo, quais os pilares e principais impactos

Transformação-Digital-nas-Empresas--o-que-é,-qual-seu-objetivo,-quais-os-pilares-e-principais-impactos-destaque

A transformação digital nas empresas é um fenômeno que adequa as soluções de problemas tradicionais ao uso da tecnologia digital como forma de inovar e manter a competitividade empresarial.

Mas para adequar um negócio ao panorama digital, é preciso que ocorra uma mudança de mentalidade nas empresas tendo como objetivo tornar os processos mais modernos e condizentes ao novo cenário tecnológico.

Se você está planejando dar esse passo importante na sua empresa, confira abaixo todos os detalhes sobre a transformação digital nas empresas!

O que é a transformação digital?

O mundo tecnológico está inovando constantemente e são raras as pessoas que não tenham sido impactadas por essas mudanças. Por isso, a transformação digital é o processo em que novas tecnologias, talentos e processos são implementados para que a empresa possa se adequar ao ambiente digital e se manter competitiva no mercado.

Mas tudo começa no mindset empresarial, na mudança de mentalidade da empresa em todos os seus setores. Mesmo no caso de empresas que oferecem serviços ou produtos completamente analógicos, a transformação digital pode ser implementada nos processos de produção e comercialização.

É importante compreender que a transformação digital é uma mudança que reflete o mercado global e a sociedade atual. Por isso, todas as empresas precisam inovar seus processos e soluções, ou acabarão ficando para trás.

Qual o objetivo da transformação digital nas empresas?

O principal objetivo da transformação digital nas empresas é utilizar as novas tecnologias para aumentar o desempenho empresarial e oferecer mais qualidade nos produtos ou serviços para o consumidor. 

Dessa forma, a empresa conta com novas soluções que possibilitam resolver problemas tradicionais ou atenuá-los, o que reflete em mais rapidez, praticidade e eficácia em seus processos. 

Com base nesse objetivo, veja a seguir alguns dos motivos para que sua empresa faça essa transformação digital:

  • Comunicação mais rápida e assertiva;
  • Acesso a informações completas;
  • Integração de diferentes setores na empresa;
  • Automatização de processos e diminuição da burocracia;
  • Tomadas de decisões com previsões e dados;
  • Canais de atendimento mais instantâneos para os clientes;
  • Análise de desempenho da empresa.

Transformação-Digital-nas-Empresas-o-que-é-qual-seu-objetivo-quais-os-pilares-e-principais-impactos

Quais os pilares?

Mas para que as novas tecnologias sejam implementadas de forma adequada, é essencial conhecer os cinco pilares que conduzem a transformação nas empresas. Acompanhe a seguir cada um deles:

1. Cliente

A audiência é essencial para o sucesso de um negócio, por isso, o primeiro pilar é o cliente. Toda tomada de decisão ou mudança na empresa deve ocorrer para compreender melhor o seu público-alvo e atender aos seus anseios e necessidades. 

2. Competição

O segundo pilar é a competição, que está se tornando cada vez mais acirrada. Hoje em dia muitos negócios também enfrentam a concorrência de plataformas digitais e novas tecnologias.

3. Dados

Outro pilar é o de dados que podem ser obtidos com o uso de novas tecnologias. Não há nada melhor do que contar com dados para tomar decisões em seu negócio e o Big Data e outras inovações estão disponíveis para isso! É um universo a ser explorado cheio de oportunidades de crescimento e otimização para seu negócio.

4. Inovação

A inovação é o quarto pilar da transformação digital e um dos propósitos mais importantes para que uma empresa mude seus processos. E não é preciso criar algo do zero, a inovação está também nos pequenos detalhes, como pequenas mudanças que agregam valor para o cliente.

5. Valor

Por último, o valor é o quinto pilar dessa transformação. Para que a transformação digital ocorra de maneira sustentável, é essencial que a empresa esteja atenta às mudanças do mercado e possa aproveitar as melhores oportunidades. 

 

Principais impactos nas empresas

A empresa pode ser impactada de várias formas ao implementar novas tecnologias e realizar essa mudança de mindset. Mas a maioria desses impactos são positivos, pois a transformação digital oferece muitos benefícios para as empresas. Veja alguns desses impactos:

  • Incentivo à inovação e criatividade;
  • Rompimento dos silos de comunicação;
  • Agilidade nas entregas e mais flexibilidade;
  • Redução de custos e aumento na margem de lucro;
  • Incentivo às equipes multidisciplinares;
  • Aumento na produtividade das equipes;
  • Incentivo à autogestão e trabalho mais inteligente.

 

Quais são os desafios da transformação digital?

Mas nem tudo são flores, certo? Sejamos francos: as empresas também podem enfrentar alguns desafios ao realizar a transformação digital. 

Os desafios podem incluir a inabilidade dos profissionais, que podem estar desatualizados em relação ao mercado, assim como a falta de investimento para adequar o negócio às soluções mais modernas existentes. E claro, não podemos nos esquecer da falta de planejamento, que é outro entrave para quem deseja transformar um negócio.

Por isso, é importante frisar que no processo de transformação digital da sua empresa, os colaboradores são um ativo fundamental nessa transformação e também precisam se atualizar. Não adianta contratar as melhores ferramentas tecnológicas se não tiver quem as opere com excelência.

Quais são as próximas tendências em transformação digital?

Para finalizar, é importante estar de olho no mercado e nas novas tendências que surgem no mercado. 

O Hype Cycle Gartner é um exemplo de tendência na transformação digital. Essa é uma ferramenta criada pela empresa de consultoria Gartner, que oferece uma representação gráfica sobre a adoção, maturidade e aplicação social de certas tecnologias em um negócio.

Outra tendência que seguirá pelos próximos anos é a constante mudança de pensamento dentro das empresas. Isso inclui a capacitação dos funcionários e adequação do mindset para que os processos se tornem mais produtivos e eficientes. 

Você também ouvirá muito sobre hiper automação, engenharia de IA, distributed cloud, criptografia homomórfica, entre outras tendências que surgiram para a transformação digital nas empresas.

Se tiver qualquer dúvida sobre seu processo de transformação (ou alguma dúvida pontual se já estiver no processo), agende uma conversa conosco! Ficaremos felizes em te ajudar e te conectar à solução perfeita para sua necessidade. Dê um match para realizar ou dar continuidade à transformação digital da sua empresa!



× Como posso te ajudar?