4YFN: Os intensos últimos dias do evento em 2024

4YFN: Os intensos últimos dias do evento em 2024

Após os registros das principais sessões de conteúdo (1º dia e do 2º dia) de 4YFN e MWC 2024 em Barcelona, nosso time teve a oportunidade de expor as novidades aplicadas de #IA em ferramentas de gestão da inovação, aptas para escala global, na área reservada às startups aceleradas pela StartUB!.

Entre boas conversas multi-idioma e excelentes encontros, aproveitamos para levantar ainda mais conteúdos preciosos sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo para compartilhar por aqui. Afinal, acreditamos que a colaboração é o melhor combustível à inovação e geração de valor coletiva! Esperamos que esses insights gerem bons frutos a você que os leem! 

 

AMA with Kamran Elahian – From Zero to Hero

Sim, nosso time assistiu DUAS palestras com o Kamran, porque o cara é fera mesmo.

Diferente da sessão do 1º dia, o conteúdo aqui foi mais focado em aspectos de sua história de vida e aprendizagem na jornada empreendedora que o levou a fundar 4 unicórnios que chegaram a IPO.

Kamran começa sua jornada no oriente, no início da década de 70 no Irã e então com 19 anos, percebendo muito cedo a vastidão de oportunidades que poderia acessar indo aos Estados Unidos. Numa época pré-internet, o processo era ainda mais difícil, e foi por meio da educação que ele encontrou uma brecha para chegar lá. Após se candidatar a uma série de universidades, chegou a ser aprovado pela Universidade da Pensilvânia, mas teria que esperar 4 anos para de fato poder ser admitido presencialmente. Com apoio da embaixada no país, foi apresentado como alternativa a uma escola pequena de Utah. Conseguiu ingressar por ali, e logo percebeu que a cultura do lugar não se parecia com os EUA que ele via nos filmes. A vida americana nessa escola era guiada por uma cultura religiosa, e o foco nos estudos ocupava todo seu tempo.

Naquela escola, em 1973, foi disponibilizada a primeira calculadora científica, gerando para ele o primeiro grande impacto do contato com a inovação. Ele estudava engenharia, e antes os cálculos eram feitos com instrumentos mecânicos bastante mais difíceis de utilizar. Era um sinal de que mundo estava mudando e havia algo novo naquela região, uma oportunidade a ser perseguida. Kamran pôde vender seu equipamento antigo de calcular e adquiriu animado sua calculadora científica, descobrindo com isso um novo território, o das ciências da computação.

A universidade de Utah tinha recebido reconhecimento global por seus trabalhos em computação gráfica, e estudar com foco em resultados estava em primeiro lugar. Rapidamente, ele pôde concluir a segunda graduação e também completar um mestrado, o que lhe abriu caminhos de empregabilidade muito rapidamente.

Fonte: Próprio Autor.

Ao mesmo tempo, ele recebeu 3 ofertas de trabalho, uma delas para ser Project Manager na Texas Instrument, a opção de maior salário. A segunda oferta era da IBM, para que atuasse como Project Leader. Mas acabou por escolher a terceira oferta, por ser num lugar especial chamado Pallo Alto, que depois se tornaria o que conhecemos hoje por Silicon Valley. Ingressou na HP como engenheiro Júnior, tendo optado pelo menor salário mas a melhor oportunidade para aprender o novo, para construir a inovação em conjunto com pessoas extraordinárias. Resolver problemas complexos junto a engenheiros e engenheiras muito inteligentes de um grupo diverso lhe estimulava muito, a cultura de high performance ali era única. A equipe era genial e ele podia aprender a todo tempo. Pode parecer contraintuitivo mas ele se assegura de que fez a escolha certa.

Kamran compartilha esse seu princípio de jornada para reforçar sua crença e experiência prática de que o sucesso vem mesmo com muito estudo, trabalho e dedicação. Além de buscar sinais que lhe levem para o lugar certo na hora certa. Ele comenta se sentir afortunado na vida por ter tido essas oportunidades e também que aprendeu a gostar de si mesmo. A auto-aceitação é essencial, pois só com amor próprio pode-se gerar afeição dos outros. Ele encerrou a apresentação reforçando que não se deve desistir ao enfrentar desafios que pareçam difíceis de superar. Foram as escolhas duras que ele fez ao longo da vida que lhe trouxeram até aqui.

Potencializando a criatividade no marketing por meio da dualidade pessoa-robô 

Nas dinâmicas do marketing, a fusão de Inteligência Artificial e sensibilidade humana abre muitas possibilidades, mas também traz consigo desafios. Esse painel trouxe reflexões que puseram à prova a crença de que criatividade e eficiência não podem conviver. 

Fonte: Próprio Autor.

Aitor Abonjo (da Flink) compartilha que em suas dinâmicas implementa Inteligência Artificial de pouco em pouco e testa, focando na geração de valor, tirando pequenas tarefas da frente para liberar tempo para criar. Em sua empresa, já usam IA para acelerar processos de ideação, design, estruturação de mocku-ps, análise de dados e outras tarefas que compõem suas rotinas. Para evitar resultados ruins e insatisfação dos clientes com os resultados dos trabalhos nos quais aplicam tecnologia, Aitor diz que está implantando técnicas de controle, como o uso de palavras chave com gatilhos para que seja disparada sinalização de necessidade de intervenção humana.

Tzvika Besor (Monday) está partindo suas explorações com foco nas possibilidades de aplicação da IA para cruzar com valor de produto. Uma das coisas que diz que está fazendo muito sucesso é aproveitar a capacidade de interpretação para armar fluxos de trabalho automaticamente a partir de um briefing. Ele diz que incorporou IA em todos os departamentos, do técnico às áreas de negócio.

Melissa Kruse (Back Market) tem usado IA para tradução e comunicação com times multi-idiomas, que podem se comunicar melhor. Melissa comenta ainda que estão trabalhando numa solução que será capaz de prever – a partir de interações com clientes – quando um contato precisa ser escalado para profissional de atendimento mais sênior com base em sinais de satisfação ou irritação dos chats. Para ela, um dos principais desafios criativos e de implementação é gerar o contexto, tom de voz e modelo mental. Então ela vê o caminho como um trabalho colaborativo de engenheiros e times criativos e de negócio trabalhando juntos. 

Todos os painelistas convergiram sobre a IA ser uma revolução com impacto amplo, e destacaram três grandes desafios a serem superados:

  • Prover contexto rapidamente e em todas as aplicações.
  • Incorporar capacidades de IA nos fluxos de trabalhos já estabelecidos.
  • Desenvolver gatilhos, redes de segurança e práticas de qualidade.

Sobre o consenso de que dentre os maiores desafios para adotar IA nas atividades criativas estão as falhas de implementação e de contexto, acrescentou-se que hoje ainda é muito trabalhoso e manual fazer a configuração inicial de prompts que aplicam IA, mas a expectativa é de que em pouco tempo essa capacidade estará disponível de forma intrínseca nas ferramentas e rotinas de trabalho, trazendo de forma automatizada informações de referência sobre as empresas, sobre as rotinas, contextos e formas de trabalhar. Isso será um ponto importante de inflexão nas dinâmicas de trabalho.

 

Mulheres inovadoras: desafios e impacto social

Esse painel faz parte da trilha de impacto do evento, e traz ao palco mulheres e seus aliados na jornada de empreendedorismo e inovação. 

Na visão de Miguel Martin, do Workd Business Angels Forum, ainda uma grande parcela da população não tem acesso a tech devices ou internet, mas em paralelo há crescimento na aprendizagem de caminhos no-code e de automação a muitas pessoas, não só mulheres. Esse acesso tem aberto caminhos profissionais e de empreendedorismo a muitos grupos, de forma a habilitar conexões com investidores com soluções mínimas já montadas com baixo custo, não mais apenas com um Power Point. Também há parcerias em tecnologia com grupos governamentais aplicando IA generativa para revisão de currículos e treinamento em entrevistas. É um amplo campo de oportunidades para quem busca empregos e para empreendedores.

Para Yoko Kojima, da Mundi Ventures, no que tange os desafios que as mulheres vivem para inovarem e empreenderem em tecnologia, as estatísticas gritam. Apenas 2% das startups investidas são lideradas por mulheres. Vê 2 desafios principais: conhecimento sobre inovação e o ecossistema de startups e conhecimento sobre como fazer e implementar. Acesso a mentorias e formações é essencial. Além disso há dificuldade em acessar VCs o que pode ser facilitado começando por programas focados em impacto. Network e conexões no ecossistema são essenciais.

Em relação a programas de mentoria, o WIP (Women in Innovation Program) é uma das melhores iniciativas na visão de Miguel. Vê o impacto que investidores anjo com papel “SMART” de apoio e programas de mentoria estruturados podem ter para apoiar as empreendedoras. Muitas vezes empreendedoras jovens tem ainda baixa experiência de mercado e carreira e com o apoio certo podem corrigir rotas e chegar mais longe.

Amina Daound da HelloData, que foi mentorada pelo WIP, conta que teve apoio de 3 mentores por 4 meses, de países diferentes e distintos expertises. Isso abriu visão de ecossistemas diferentes e também sobre conhecimentos diversos: Fundraising , Go to market, e outras áreas chaves para a evolução de seu negócio.

Em relação ao impacto social do empreendedorismo feminino no ecossistema para geração de renda e oportunidades em suas comunidades, o acesso a recursos financeiros é complexo. O mercado de VCs decresceu desde 2021 e há diferenças na recuperação a depender da geografia. Mas Yoko vê o cenário com otimismo pois há grupos relevantes discutindo e estruturando iniciativas para ampliar o conhecimento e acesso a mulheres. Isso inclui ter mais mulheres nos próprios times dos VCs. Acredita que dados são chaves em relação a resultados do negócio, mas vê também que em fases early stage, até a rodada série A de captação, o market fit vai mudar e o perfil do founder é muito relevante. Mulheres tem história de dados em conquistar bons números e resultados, isso deve ir formando opinião no mercado. 

Amina comenta do impacto das mentorias em seu negócio: a HelloData era uma ideia em 2022 e a empreendedora contou com mentora chave para incentivá-la a formalizar o projeto como empresa, com foco em negócio. Reflexões simples numa conversa tem o poder de mover os sonhos adiante. E se aprende a lidar com os riscos ainda que não seja confortável, mas sabendo que há apoio. Mudar o modelo mental de ser uma funcionária para ser uma líder de negócio não é trivial, mas no caso dela fazer o processo passo a passo ajudou. As mentorias seguiram não só na iniciação, mas ao longo da evolução da empresa, absorvendo na jornada o conhecimento aplicado a cada fase do negócio, incorporando diferentes perspectivas sobre as coisas. Percebeu no processo por exemplo que ser muito flexível no produto para atender a todos não seria bom, também que empresas grandes tem recursos, mas também tem barreiras a inovação por menor flexibilidade e agilidade, e esses pontos de vista foram ajudando a reconhecer melhor sua oferta de valor como startup.

Em relação a oportunidades para mulheres no empreendedorismo feminino, citam-se programas dedicados ao desenvolvimento de empreendedoras e o olhar de acesso a investimento, sobretudo em países emergentes.

 

4YFN Awards

O “4YFN Awards” é uma competição global de startups voltada a encontrar as melhores inovações digitais do planeta. É o maior nível de reconhecimento oficial oferecido exclusivamente a startups durante os MWC e 4YFN em Barcelona. Após uma curadoria de 50 empresas, os 5 finalistas foram escolhidos por um grupo de especialistas do mercado, levando em consideração aspectos de inovação, escalabilidade e impacto. 

As finalistas fizeram seus pitches de 4 minutos durante a sessão de premiação e passaram por mais 4 minutos de perguntas e respostas com a banca de 5 avaliadores, todos investidores de fundos europeus.

As startups finalistas foram

  • BITSENSING: produz soluções de radares de última geração para diferentes usos, como smart cities, com uma abordagem mais integrada em toda cadeia produtiva chinesa. 
  • MICA AI MEDICAL: melhora a eficiência de mamografias com uso de IA, aplicada para limpar pontos irrelevantes das imagens e facilitar a identificação de potenciais tumores, aumentando a acurácia e minimizando procedimentos de biópsia invasivos quando desnecessários.
  • OCEAN ECOSTRUCTURES: produz recifes artificiais biométricos de substrato natural para serem instalados em Marinas e Portos. Conseguem passar de 10-15 espécies vivendo na área para cerca de 80-90 em poucos meses, apoiando na proteção do ecossistema marinho. 
  • QILIMANJARO QUANTUM TECH: Permite às empresas acessarem e experimentarem o poder da computação quântica com soluções full-service, desde design até Quantum as a service.
  • WHISPP: Tecnologia que permite que pessoas que sofrem com gagueira ou problemas de voz possam se comunicar melhor. A solução transforma a voz com problemas em áudios corrigidos e claros para uso em telefonia, gravações e diferentes aplicações de áudio.

A grande vencedora da premiação foi a QILIMANJARO, que é uma startup spin-off da Universidade de Barcelona, um grande orgulho para o time StartUB! e, claro, para nós, que recém ingressamos no ecossistema e já temos tão pertinho uma empresa de reconhecimento mundial para nos inspirarmos!

Fonte: Próprio Autor.

Para conferir mais sobre a premiação, acesse aqui

 

Não termina quando acaba

Depois de quatro dias intensos de evento, o time Match<IT> ainda visitou a aceleradora StartUB! e participou de sessões de conteúdo no campus da escola executiva em negócios IESE. Muitas oportunidades de acesso ao mercado internacional e de aplicação de valor da IA estão no radar, e o evento MWC 2025 já tem data: 3-6 de março.

No próximo ano, a equipe responsável pela parceria entre Unicamp e Universidade de Barcelona já planeja levar a essa experiência um número maior de empresas brasileiras, e estamos honrados por termos participado desse movimento de estreia. Let´s go global!