Projetos de transformação digital que não parecem transformadores

Projetos de transformação digital que não parecem transformadores

A evolução da tecnologia tem catalisado uma transição digital significativa em diversas indústrias. Mas nem todos os projetos de transformação digital parecem, num primeiro olhar, trazer mudanças inovadoras ou revolucionárias. Confira a visão de Cezar Santos, Tech Seller da Infostrategy e veterano da indústria de tecnologia, para desvendar os desafios e equívocos da transformação digital.

Confusão entre Digitalização e Transformação Digital

O que é de fato transformador quando se fala em dados no ambiente digital? Nesta segunda entrevista que fizemos com o especialista Cezar Santos, que atua com tecnologia e dados há mais de 20 anos, exploramos ainda mais do que o valor gerado aos negócios pelas práticas de inteligência de dados. O foco, agora, está em entender quais projetos de fato têm impacto transformador na área.

Cezar ressalta que muitas empresas confundem a simples digitalização de processos com a verdadeira transformação digital. A digitalização é o processo de converter informações analógicas em digitais, o que é uma mudança significativa, mas superficial em comparação à transformação digital.

Em contraste, a transformação digital é uma estratégia organizacional mais ampla que incorpora a tecnologia digital em todas as áreas do negócio. É um processo que exige a reestruturação dos modelos de negócios, das operações e da cultura corporativa para criar novos caminhos de valor para os clientes e os funcionários. A transformação digital vai além da adoção de tecnologias, envolvendo uma mudança completa na mentalidade da empresa, buscando a eficiência, a inovação e a criação de novas oportunidades de mercado.

 

Amadurecimento do Mercado na Extração do Valor Inestimável dos Dados

Com o crescimento exponencial do volume de dados gerados nos mais diferentes negócios, surge a necessidade de estruturas cada vez mais robustas para gerenciá-los. No entanto, a maioria das empresas ainda está longe de alcançar um alto nível de maturidade no que diz respeito a gerenciamento e análise de dados, mesmo sabendo que poderiam ter com isso um recurso estratégico crucial para impulsionar a transformação digital e o resultado dos negócios.

A transformação digital verdadeira reside em otimizar processos de negócios e garantir a integração e gestão eficazes dos dados. A perda de dados históricos pode ser catastrófica para uma organização, pois esses dados são um recurso vital para insights valiosos para futuras vendas e decisões estratégicas.

Cezar comenta que alguns setores, como o financeiro, apresentam níveis de maturidade de dados notavelmente altos devido à rigorosa legislação e regulamentação. Já o varejo, tem alta maturidade pelo volume de informações historicamente transacionada em seus negócios e a criticidade de uma boa gestão para otimização de estoques, preços e margens.

Por outro lado, setores como o agronegócio e a educação ainda estão em estágios iniciais de maturidade em gestão de dados, mesmo considerando que o agronegócio brasileiro é bastante inovador e competitivo, sobretudo em grandes grupos, e que o mercado de educação passou por uma aceleração na digitalização com a vivência da pandemia.

Independente do segmento e do momento de maturidade, cada empresa deve progressivamente esforçar-se para garantir uma “única verdade” através de dados consistentes e compartilhados em todos os departamentos e sistemas. 

Como a tarefa de integração de dados não é simples, uma vez que desafios tecnológicos e contratuais podem surgir ao longo do caminho, Cezar destaca a necessidade de contar com parceiros especialistas e com tecnologias que facilitem a coleta, integração e análise de dados para superar os desafios, ampliar a maturidade digital e o valor gerado pelos dados em cada negócio.

 

Um Olhar para o Futuro

A evolução da transformação digital não para. Com o aumento da utilização de inteligência artificial, machine learning e automação, a necessidade de manter-se atualizado nunca foi tão grande. Cezar reforça que, embora esses avanços possam parecer intimidantes, são essenciais para melhorar a eficiência operacional e criar novas oportunidades.

Ele concluiu a discussão apontando que a transformação digital é um caminho a ser trilhado, não um destino. Apesar de desafiadora, essa jornada é essencial para garantir a sobrevivência e o sucesso das empresas em um mercado cada vez mais digital.

Portanto, embora alguns projetos de transformação digital possam não parecer transformadores à primeira vista, eles são fundamentos essenciais para as empresas manterem a competitividade no atual cenário digital. É uma mudança profunda, abrangente e contínua que requer uma abordagem estratégica e um compromisso sério com a inovação.

 

Diferenciais da Infostrategy como Tech Seller de Inteligência de Dados

A Infostrategy está sempre a disposição de todos para conversar e identificar oportunidades em geração de valor aos negócios a partir de dados, são um time apaixonado pelo tema e por fazer as coisas funcionarem.

A empresa é especializada em entender e integrar, em todas as pontas e em todos os níveis, a informação correta, dando visibilidade à verdade que uma empresa tem, para trazer eficiência para a tomada de decisões e para os gatilhos de automação de processos. Mapear quais dados entram e quais saem em cada processo e garantir que todo o fluxo seja conhecido e esteja funcionando é a especialidade da empresa, e estão prontos para ajudar clientes que busquem arrumar a casa e evoluir em ganho de performance e eficiência. Resultados de sucesso com essa visão têm sido gerado para empresas de peso, como Gol e Scania, há muitos anos.

O match ideal para a Infostrategy são os Tech Buyers que busquem maior confiança sobre a verdade de seus dados, com olhar sempre para ampliar a maturidade do mercado como um todo, gerando melhores resultados para suas empresas.

 

 

Mapeie  potenciais Tech Sellers que dão match com seus desafios em nossa plataforma.

 

Confira a entrevista completa: